logo

Estadual

Policiais pedem a Wancley reconhecimento de nível superior para carreira de Civil


Por EDUARDO CARDOSO/Assessoria de gabinete

img

O reconhecimento de nível superior para as carreiras de escrivão e investigador de polícia foi pauta de reunião entre uma comissão de policiais civis e o deputado Wancley Carvalho (PV), na tarde de quarta-feira (5), no gabinete do parlamentar.

Apesar de exigência da formação superior para ingresso no cargo, as carreiras são tidas, legalmente, como nível intermediário. A proposta reflete o desejo dos sindicatos da categoria, e foi reforçada pela investigadora Edileuza Mesquita, que reivindicou apoio ao deputado.

"No término da nossa greve, no ano passado, ficou  definido que o Governo do Estado iria reconhecer nossa categoria como nível superior. Viemos aqui no Wancley reivindicar e pedir auxílio; sabemos que já houve avanço nesse assunto, e pedimos apoio do deputado, que é o representante da Polícia Civil no estado, junto ao governo estadual", destacou a policial.

O assunto já tem sido tratado pelo deputado, desde 2015, quando propôs essa alteração no estatuto da Polícia Civil, por meio de projeto de lei. "Essa mudança organizacional é necessária para valorização dos nossos excelentes policiais civis. O nível superior é uma realidade, e precisamos corrigir esse erro que se arrasta por 12 anos. A mudança, sobretudo, não gera despesa para o executivo", afirmou o parlamentar.

Ainda de acordo com o deputado, o tema tem sido trabalhado junto a Casa Civil, com o secretário José Adolfo. "O Governo do Estado enviará em breve o projeto para a Assembleia: tenho acompanhado de perto. Essa mobilização dos investigadores é muito importante, agradeço a Edileuza pelo empenho; assim que o texto chegar à AL precisaremos da mobilização de toda categoria", conclamou Wancley.

O deputado lembrou ainda que o reconhecimento do nível superior aos profissionais garantirá progresso na qualidade dos inquéritos, evolução contínua e melhor serviço prestado à população. "A Polícia Civil passa por um processo de evolução contínua. E com uma instituição mais forte e valorizada, quem ganha é a sociedade.

POLÍCIA

MT registra 626 estupros em 2025; entenda a diferença entre os crimes sexuais

O número é quase 3% maior que o registrado em 2024.


BATE-PAPO COOPERATIVO

Decidir juntos para transformar o futuro: Começou o período assemblear de 2026 da Sicredi Biomas

O Bate-Papo Cooperativo é a primeira etapa do período assemblear de 2026. Essa é uma iniciativa da Cooperativa para estar ainda mais próxima das sugestões de seus associados


EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mato Grosso teve 7,7 mil aprovados no Sisu 2026

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.